terça-feira, 27 de março de 2012

A BONDADE DE DEUS


             Está presente em cada segundo, em cada minuto, em todos os momentos de nossa vida e na natureza que nos envolve. É só olharmos para o alto e veremos o céu, nosso imenso teto, às vezes azul esplendoroso, de dia com a espetacular luminária: resplandecente sol. Às vezes, esse mesmo céu fica nublado, lembrando flocos de algodão, apresentando formas diversas. E quando a chuva cai, irrigando as matas, enchendo os rios, demonstra sua importância e que em tudo está o poder supremo.
            À noite, novamente Deus se manifesta ao vislumbrarmos a beleza  a beleza das estrelas que enfeitam o firmamento em formas brilhantes, tendo como rainha soberana a lua tão decantada romanticamente pelo ser humano e que se apresenta nas diversas fases, desde o quarto minguante até a admirável lua cheia e nosso olhar se extasia e se enche de alegria.
            As trovoadas e os raios de luz no mesmo céu, quando acontecem, também marcam a presença do Nosso Criador, demonstrando seu poder, mas logo após vem a bonança e quase sempre Deus nos saúda com um lindo arco-iris, meio círculo em tons deslumbrantes colorindo o céu de encontro à terra, a todos encantando.  Em alguns países Deus cobre tudo de neve, tapete alvo e gélido de rara beleza. O ar invisível e indispensável que envolve a nossa vida, também é uma dádiva do Supremo.
            O vento é um alento, às vezes fica violento, demonstrando estar descontente com o desmatamento. Mas logo depois da tempestade vem a bonança, com a Graça de Deus.
            Novamente o poder de Deus é estampado nas lindas montanhas sinuosas de um verde repousante, onde as ervas rasteiras ou as árvores exuberantes, oferecem sombra acolhedora, extasiam nossos olhos. As aves nos galhos das mesmas alegram a vida numa calorosa sinfonia, seus ninhos, elaborados com esmero, tendo como mestre a mãe natureza, onde os ovinhos aquecidos por asas protetoras acolhem futuras vidas delicadas e indefesas, é mais uma bênção de Deus. A bondade de Deus criou as rochas de onde são extraídas as pedras que vão alicerçar materialmente as casas, entretanto o alicerce mais importante é o amor que as transformam em lar.
 A bondade de Deus criou os animais, numa fauna surpreendente, onde uma simples formiguinha, transportando seu alimento, é um exemplo de trabalho e organização e a presença de outros animais de onde são extraídos: alimento e abrigo para o corpo são dignos de apreciação. Cada animal de um porte, do frágil ao mais temido, integra o eco-sistema.
As flores que se apresentam nas árvores ou arbustos são régio presente, demonstrando que a presença de Deus, deu-lhes variadas formas, perfumes e cores para alegrarem a vida.
Os frutos e legumes exuberantes, variados convidativos ao paladar são uma dádiva do Senhor, todos desempenham importante papel na alimentação do ser humano. A terra, onde acontece esta aquarela de beleza e de sabores, é mais uma prova da bondade de Deus.
A água que irriga a terra, tornando-a fértil, esta mesma água que sacia nossa sede, que higieniza nosso corpo, que permite a elaboração dos alimentos, que nos transmite beleza ao contemplarmos rios e cachoeiras, ou um simples copo com água cristalina, foi a forma líquida em que Deus demonstrou sua infinita bondade e abençoa nosso batismo.
Para nos extasiar criou o mar exuberante, misterioso e colocou vida marinha nas mais variadas formas e tamanhos e os peixes para nos servirem de alimento e assim o homem começou a navegar, descobrindo novos solos, graças a bondade de Deus. A concepção deste mesmo homem que povoou o universo de diferentes raças é um dom de Deus. O milagre da vida, onde o pequeno ser vai se desenvolvendo no ventre materno até o nascimento é um dom supremo. Ao nascer é emocionante o olhar vago, desvendando inocentemente tudo à sua volta, com todas as funções, demonstrando que aquele ser foi concebido pela bondade de Deus, que além do mais deu-lhe mãe para o alimentar, cuidar e amar, como só as mães são capazes. O nascimento de um bebê é renovação e prenúncio de esperança.
A bondade de Deus deu inteligência ao homem permitindo inventos em todos os ramos de atividades. Deu-lhe sensibilidade, amor e bondade, jamais querida que existisse maldade. Queria que sua mente fosse plena do “Amai-vos uns aos outros.”
A bondade de Deus criou o mundo e nasceu um menino: JESUS, menino frágil, pobre, pequeno, indefeso, que veio espalhar o amor ao próximo. Nasceu um menino envolto em simplicidade. Veio para unir todos os povos. Era vontade do Supremo que as crianças do mundo inteiro tivessem um lar, carinho e alimento. Verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, Jesus viveu em tudo a condição humana, anunciou aos pobres a salvação, aos oprimidos a liberdade, aos tristes a alegria. E, para realizar o plano de amor, entregou-se à morte e, ressuscitando, venceu a morte e renovou a vida.
A bondade de Deus é infinita, ultrapassa todos os limites com seu amor. Para Deus não existem códigos, línguas, sinais, expressões, raças, culturas, existe sua bondade em tudo que envolve a natureza. Ele quer a natureza cheia de beleza.
A bondade de Deus deve ser sempre lembrada: “a cada dia, quando o sol se põe, demos graças ao Senhor”. Ao amanhecer, quando o sol desponta, saudemos o novo dia e agradeçamos pelos dons dos nossos sentidos, tenhamos sempre esperança em dias melhores, seguindo os ensinamentos do filho de Deus: “Eu sou a verdade, o caminho e a vida”. Olhemos o próximo como Ele sempre nos vê, com fé, esperança, caridade e amor.
A bondade de Deus, ao criar o amor, criou “a família que é o elo mais importante na vida” do ser humano, onde deve existir: aconchego, participação, diálogo, religião e amizade.
           
Josepha Barbosa Soares
                                                             Wilson Pereira Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário