segunda-feira, 14 de maio de 2012

Grande Meyer! Salve teus 123 anos.

Grande Meyer! Salve teus 123 anos.
                O Meyer está completando cento e vinte e três anos de fundação. Apresentamos um pouco dos muitos motivos para nos orgulharmos deste bairro de carisma:
                Templos de Fé:
                                Igreja Nossa Senhora da Conceição e São Miguel, edificada ainda no tempo dos Padres Jesuítas, em 1707; Capela Nossa Senhora das Dores, no morro de Todos os Santos, cujo terreno foi doado em 1892; Basílica Imaculado Coração de Maria, com cento e quatro anos; Igreja de Nossa Senhora da Guia, cuja adoração remonta ao século XIX; Igreja Batista do Meyer, de 1918; Paróquia Sagrado Coração de Jesus (27/10/1963) e Igreja Anglicana, centenária, localizada à Rua Carolina Meyer.
                Praça Jardim do Meyer:
                                Criada em 1919; Coreto do Jardim do Meyer, tombado, Relógio do Sol, do saudoso Artista Oscar Tecídio; fotógrafo-lambe-lambe Bernardo Lobo, patrimônio do bairro; bustos do Barão do Rio Branco e do Médico Aristides Caire e Teatrinho de Guignol.
                Saúde:  
                                Hospitais: Salgado Filho, Maternidade Carmela Dutra, Marcílio Dias, Hospital Pasteur,  Centro de Saúde Milton Fontes Magarão e Posto de Assistência Médica Dr. César Pernetta.
                Defesa Civil:
                                Quartel do Terceiro Batalhão da Polícia Militar, 2° Grupamento Bombeiro-Militar (Jardim do Meyer) e Guarda Municipal (destacamento em anexo ao antigo Hospital Pedro II, Engenho de Dentro), Batalhão Suez (Força Internacional de Paz) e Delegacias Distritais (23a. e 26a.).
                Clubes de Serviços:
                                Rotary e Lions, cujos monumentos podemos ver no início da Rua Dias da Cruz e confluência das ruas Ana Barbosa, Dias da Cruz e Hermengarda, respectivamente.
                Associações:
                                Associação de Moradores do Meyer-AMME, sob a presidência do Sr. Jorge Luiz de Souza Barata e Associação Comercial do Meyer, sob a presidência do Dr. Sylvio Matos.
                Educação e Cultura:
                                Biblioteca Popular do Meyer-Lima Barreto (cujo acervo foi transferido para a Biblioteca Infantil Carlos Alberto) e Biblioteca Popular do Engenho Novo-Agripino Grieco.
                            Escolas: Colégio Estadual Visconde de Cayru, EscolasMunicipais: Benevenuta Ribeiro, Bento Ribeiro, República do Peru. Augusto Paulino Filho, Antonio Jobim, Acre, Londres, Rio Grande do Sul; Colégios Particulares: Metropolitano (80 anos), Nícia Macieira, Colégio Maxx (substituiu o Colégio Educo), São João Baptista,Imaculado Coração de Maria.
                           Faculdades: Cândido Mendes Uni-Carioca.
                          Um professor inesquecível: Jairo Bezerra.
                           Projetos Culturais:- Poeta Saia da Gaveta, de Tereza Drumond e Neudemar Santana e Portal das Artes, de Isabel Souza.
                        Artistas Plásticos: Ney Tecídio, Aydê Morani, Reinaldo Silva e Alberto Linhares.
                Comércio:
                                Shopping Center do Meyer (em expansão), Meyer off Shopping, Galeria Comendador R. Maia, Cidade do Meyer, Supermercados Extra e Prezunic. Diversos restaurantes, lojas importantes, padarias (de dar água na boca), salões de beleza, clínicas médicas e dentárias, bancas de jornais (destacando-se o “Panno”).
                Comunicação:
                                Revista do Grande Meyer (46 anos), Jornal Novidades e a Agenda-Revista “Top de Linha”. Nossa homenagem a Millor Fernandes, que nasceu no Meyer.
                Clubes Esportivos:
                                Sport Club Mackenzie, com 98 anos de fundação, e o Engenhão – “Estádio Olímpico João Havelange”.
                Instituições Sociais:
                                Museu do Inconsciente Dra. Nize da Silveira, Clube do Otimismo, cujo líder era o saudoso Dr. Aldo Miccollis.
                Instituições Financeiras:
                                Caixa Econômica Federal (150 anos), Banco do Brasil e Bancos Bradesco, Itaú e Santander.
                 Transportes:
O velho trem (28 de março de 1858). A estação Silva Freire (José Joaquim Silva Freire), foi reativada em 26 de março de 2012, ônibus (ligando vários bairros do município e municípios vizinhos), vans e os automóveis, que transportam os passageiros num vai e vem constante. O bairro possui dois terminais rodoviários: Arquiteto Gelton Paciello Motta (do lado de cá) e Comendador Américo Aires (na Rua Carolina Meyer) área da antiga estação de bondes.
                Justiça:
                                Fórum Regional do Meyer:-Desembargador José Rodriguez Lema e 55a. Seção da OAB-Meyer, cujo titular é o Advogado Humberto Cairo.
                Vultos Importantes:
                                Augusto Duque Estrada Meyer (patrono do bairro). Manoel José de Paiva, Comendador José Teixeira de Carvalho Junior, Lucídio Cândido Pereira do Lago (pioneiros do bairro). Destacamos também os seguintes nomes: Francisco de Menezes Dias da Cruz, Aristides Caire, Arquias Cordeiro, Pache Faria, Santos Titara e outros, médicos de renome no bairro.
                O Meyer é um grande bairro. Muito mais teríamos a acrescentar, ficará para outra oportunidade.
Não basta morar no Meyer
O Meyer tem de morar no nosso coração.
Josepha Barbosa Soares
Wilson Pereira Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário