terça-feira, 23 de julho de 2013

A palavra em nossa vida.

A Palavra em nossa vida.

            A palavra foi feita para unir, é a ponte que aproxima os povos dos mais longínquos recantos do planeta. Viaja, cruza mares e ares não importa o idioma, importa através da mesma o entendimento do ser humano.
A palavra escrita é a presença das pessoas que transformaram um simples papel ao deslizar a caneta unindo letra por letra em texto. Rolam sentimentos, momentos, incentivos, amor, amizade, carinho e muito mais. Há palavras pequenas de grande significado: céu, sol, lua, paz, mãe, pai, avó, avô, bem, bom, elo e muito mais.
O mau uso da palavra, escrita ou oral, também traduz negatividade através de palavras chulas, algumas deveriam ser abolidas da nossa vida: ódio, guerra, violência, etc.
A palavra amizade lembra os amigos sempre presentes na alegria e na dor.
Palavras que sempre deveriam figurar em nosso vocabulário: harmonia, verdade, honestidade, fraternidade, solidariedade, respeito e palavra de honra.
Os meios de comunicação, e principalmente a Internet, são grandes consumidores da palavra, levando-a ao mundo inteiro. Um bom orador também prende atenção dos ouvintes através da palavra bem pronunciada.  O correio eletrônico está simplificando a correspondência tradicional. Felizmente os escritores são os maiores amigos das palavras e as usam constantemente na edição de livros, onde a cultura está sempre presente como alento aos leitores. Foi prazeroso vislumbrar milhares de crianças, jovens e adultos na XV Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro. Foi a celebração da palavra numa festa saudável de confraternização cultural. 
Os livros enfileirados em bibliotecas representam os autores e personagens aguardando que alguém os escolha para transmitir através de milhares de palavras a cultura. Cada livro lançado é como se fosse um novo ser, é um renascer. O inesquecível Carlos Drumond de Andrade ao comunicar-se com a filha, ainda pequena, aconselhava-a que escrevesse sempre, demonstrando a importância da palavra para ele.
A gentileza é outra palavra que lembra o profeta Gentileza que traduzia todo seu amor ao próximo escrevendo pensamentos de bondade em diversos pontos do Rio de Janeiro e hoje fazem parte do patrimônio da cidade. Gentileza gera gentileza.  
Quando uma criança está se desenvolvendo no ventre materno duas palavras são logo interrogadas: menino ou menina? Mais tarde;  quando balbucia as primeiras palavras ou simples sílabas é um encantamento para a família, aliás, família é uma linda palavra, é o elo mais importante na vida do ser humano.
Ao chegar à fase escolar a criança vai desvendando palavras e mais palavras aos seus olhinhos curiosos. Ao longo dos anos, nos diversos cursos, seus conhecimentos vão se ampliando.
Seguindo a vida, através da  caminhada das palavras, acontece o amor, palavra sublime e chega o carinhoso: eu te amo.
Mais tarde as três letrinhas do sim, palavra poética, traduzem a união.
A vida vai seguindo e com ela a palavra sempre confirmada nas bodas de ouro, onde o tempo passou mas o amor permaneceu.
Depois chega a palavra saudade amenizada pelo amor que Deus doou ao mundo através da Bíblia. A palavra eternidade nos leva ao Pai e  o “Amai-vos uns aos outros”  rege nossa existência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário